-
Arquitetos: Austin Maynard Architects
- Área: 287 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Derek Swalwell
-
Fabricantes: Cosentino, Artemide, Brodware Yokato, Dulux, FLOS, Laminex, Tiento Tiles
Descrição enviada pela equipe de projeto. Helvetia é a alteração e renovação de uma casa vitoriana de dois andares em Melbourne, Austrália. A casa havia sido separada na década de 1960 para funcionar como uma pensão e reconfigurada novamente na década de 1980 em dois apartamentos. Confusa, escura e em um estado triste de deterioração, o desafio era ressuscitar Helvetia.
Os proprietários nos pediram para converter a edificação em uma única moradia, transformando sua casa escura e desajeitada em um espaço mais habitável. A desejo deles era ter um "santuário" na cidade. Ao remover dois quartos (acima e abaixo) no centro do volume e utilizar a rua lateral, Helvetia foi transformada em uma casa espaçosa e iluminada, com vários jardins, um planta flexível, uma entrada central marcante e um átrio ensolarado imponente.
Helvetia é um projeto detalhado e dinâmico de "antes e depois". Um exercício em aproveitar ao máximo o que se tem com foco nos fundamentos da sustentabilidade, predominantemente a "reutilização".
Em vez de optar pela resposta padrão quando se trata de edificações patrimoniais, demolindo tudo além da fachada, descobrimos que não havia danos estruturais na extensão posterior. Não era bonita, mas não precisava ser demolida. Em vez disso, optamos por usar o tecido de tijolos existente e trabalhar com a pele que tínhamos.
A revitalização exigiu uma cirurgia importante, de dentro para fora. Removemos completamente o núcleo degradado para criar um poço de luz substancial. Internamente, a maioria das paredes divisórias foi removida, adicionando portas de correr e cortinas para oferecer flexibilidade de uso, preparando a edificação para mudanças futuras. Um grande terraço ao lado do quarto principal foi reformulado e na parte posterior do terreno foi adicionado um grande jardim (à prova de gambás), com um galpão e uma garagem abaixo.
No final do processo, os proprietários nos afirmaram que "nosso santuário foi criado e o efeito em nossas vidas tem sido profundo."